top of page

Sobre o Instituto Esperançar

O Instituto Esperançar é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na esfera pública, mas não é parte do governo. Nosso início foi por meio de cidadãos, que se reuniram para promover objetivos comuns, relacionados ao bem-estar social, direitos humanos, cultura, lazer e educação. Não temos fins lucrativos, o que significa que não distribuímos lucros entre nossos membros. Todos os recursos obtidos através de parcerias e doações são reinvestidos em nossas atividades e projetos sociais. Atualmente em parceria com a prefeitura de Hortolândia-SP, executamos quatro serviços da Assistência Social em seus três níveis de complexidade, sendo eles:

Proteção Social Básica:

Que tem por objetivo prevenir situações de vulnerabilidade e risco social, promovendo a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de crianças (a partir de 6 anos), adolescentes (até 17 anos) e suas famílias. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) localizado no bairro Jardim Amanda II. Desenvolvemos atividades que visam fortalecer os laços familiares e comunitários, promovendo o desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

Atividades:

Dois estilos de dança: Balé e sapateado, promovendo socialização, consciência corporal, musicalidade, ritmo, coordenação motora, entre outros benefícios.

Luta Muay Thai: Modalidade de esporte de luta que desenvolve a disciplina, respeito ao próximo, autoconfiança, agilidade, coordenação motora, entre outros benefícios.

Desenho Artístico: Criação de uma figura representativa ou abstrata que traz liberdade criativa, expressão de emoções e sensibilidade.

 

 

Proteção Social Especial de média Complexidade

 

SEAS- Serviço de Abordagem Social

o Serviço especializado em Abordagem Social é ofertado de forma continuada e programada com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, como: trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas, dentre outras. O serviço configura-se como um importante canal de identificação de situação de risco pessoal e social que podem, em determinadas situações, associar-se ao uso abusivo ou dependência de drogas. ofertado no âmbito da Proteção Social especial de média Complexidade, o Serviço de Abordagem Social deve garantir atenção às necessidades mais imediatas das famílias e dos indivíduos atendidos, buscando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos. o serviço deve atuar com a perspectiva de elaboração de novos projetos de vida. Para tanto, a equipe deve buscar a construção gradativa de vínculos de confiança que favoreça o desenvolvimento do trabalho social continuado com as pessoas atendidas.

 

 

Proteção Social Especial de Alta Complexidade

  Abrigo Institucional:

Tem como objetivo atender famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social mais acentuado, com serviços de acolhimento e proteção. Serviço de Acolhimento para Adultos: Acolhimento institucional para adultos e famílias em situação de vulnerabilidade, como aqueles que enfrentam violência doméstica ou estão em situação de rua. Oferecendo suporte socioassistencial para construção de autonomia, empoderamento e superação da situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social.

Estrutura Física:

Oferece infraestrutura básica para moradia, como camas, alimentação, higiene, segurança e área para atividades e convivência.

 

Casa de Passagem

Serviço especializado da Assistência Social que oferece acolhimento temporário e para pessoas em situação de vulnerabilidade, geralmente em situações emergenciais. Esses serviços são direcionados a indivíduos e famílias que precisam de um local seguro e provisório enquanto buscam soluções mais permanentes para o contexto de vulnerabilidade.

Características Gerais:

Acolhimento Temporário:

Proporciona um abrigo provisório para pessoas que estão em situação de emergência, como vítimas de violência doméstica, pessoas em situação de rua ou deslocadas por desastres naturais.

Estrutura Física:

Oferece infraestrutura básica para moradia, como camas, alimentação, higiene, segurança e área para atividades e convivência.

Serviços Oferecidos no Abrigo Institucional e Casa de Passagem:

  • Auxílio na busca por serviços e recursos necessários para a resolução da situação emergencial, como assistência psicossocial, saúde e empregabilidade.

  • Atividades de integração e apoio para promover a reabilitação e reintegração social, que podem incluir atividades educativas, culturais e recreativas.

  • Incentivo e suporte para que a pessoa ou família desenvolva habilidades e recursos para alcançar a autonomia e a estabilidade.

“Com estes serviços nosso objetivo é oferecer um suporte emergencial e de curto prazo, enquanto as pessoas atendidas trabalham em direção a uma solução mais permanente e sustentável para suas situações de vulnerabilidade."

Contato
bottom of page